28 julho 2013

Algumas informações sobre o meu trabalho



MEUS BLOGS:
Flor Amarela: http://gianepereirasoares.blogspot.com


Giane Cor de Rosa: http://gianecorderosa.blogspot.com


Rosas e Sol: http://rosasesol.blogspot.com


Massa Crítica:http://www.criticamassa.blogspot.com.br

Campo Amarelo:http://campoamarelo.blogspot.com.br

Colzas de Meninas:http://www.colzasdemeninas.blogspot.com.br


Endereços de e-mail:
soma.giane@gmail.com
gianecorderosa@gmail.com
Atelier:
Morumbi - São Paulo

FORMAÇÃO: 
1986- Desenho Artístico e Publicitário - IUB
1989 - Atelier SESC/UNIJUÍ - RS
1991 - Oficina Internacional de Desenho UNIJUI / UNAM - RS
1991 - Pintura Mural - APA /Santa Maria - Ijuí/RS
1992 - Atelier Livre Desenho e Modelagem - Inge Jost Mafra - Ijuí RS
1993 - Atelier Livre Desenho e Modelagem - Inge Jost Mafra - Ijuí RS
1994 - Atelier de Sensibilização Artística - Atelier 6 - Porto Alegre
1994 - Oratória Política - Senac / Ijuí RS
1995 - Preparação e Organização Profissional com Francisco Xavier
Fundação Cultural Ijuí RS
1996 – Comportamento e etiqueta em recepções de eventos - Dylson Stein Produções
2002/2005 - Pesquisa em Jazidas de Argila e produção de Cerâmica em Teodoro Sampaio - Pontal do Paranapanema - SP
2006 - Oficina de Canto - Senac / São Paulo
2007 - Curso de Roteiro p/ Cinema - Rubens Ewald Filho - Casa do Saber - São Paulo
2008 - Curso de Escultura em Pedra Sabão no Museu Brasileiro de Escultura /São Paulo
2008 – Curso de Escultura e modelagem - Angela Bassan - Museu Brasileiro de Escultura/SP
2008 - História da Arte - Nelson Screnci - Museu Brasileiro de Escultura/SP
2008 - História da Arte Brasileira - Nelson Screnci - Museu Brasileiro de Escultura/SP
2008 - História da Arte na Mitológia Greco/Latina - Instituto Langage SP
2008 - Metodologia de Projetos p/ Restauração - Escola de Restauração de São Paulo / Museu Brasileiro de Escultura SP
2008 - Atualização p/ Professores de Artes - Centro de Cultura Judaica - São Paulo
2009 - Workshop de Fotografia por Sandra Naime - Museu Brasileiro de Escultura SP
2009 - História da Arte Pré Colombiana - Rosangela Gonçalves - Museu Brasileiro de Escultura/SP
2009 - Enc. Técnico Projeto Lembrar - Centro de Cultura Judaica - São Paulo
2009 - Composição - Cirton Genaro - Museu Brasileiro de Escultura - SP
2009 - Contação de História - Grupo Era Uma Vez - Centro de Cultura Judaica - São Paulo.
2009 - Treinamento Voluntariado de São Paulo
2010 - História da Arte Contemporânea Flávia Ramos, Museu Brasileiro de Escultura/SP
2011 - História Sintética da Arte Universal - Rosangela Gonçalves - Museu Brasileiro de Escultura/SP
2011 - Teatro - Vivian Vineyard - Centro de Cultura Judaica - São Paulo
2011 - Oficina de Teatro para Educadores - Cenas e Narrativas Sobre o Holocausto - Leslie Marko Museu Brasileiro de Escultura / SP
2011 - Voluntariado em Museus e Centros Culturais - Centro de Voluntariado de São Paulo
2011 - História da Arte - Rosangela Gonçalves - Museu Brasileiro de Escultura/SP

EXPOSIÇÕES COLETIVAS:
1993 - Espaço Alternativo de Arte - Ijuí
1993 - Armazém Cultural - Feira de Arte e Antiguidade
1993 - Exposições Murais 100 anos nos muros de Ijuí
1993 - Espaço Cultural da V Expo -Ijuí
1993 - Galeria Expo Arte - Ijuí
1993 - Mostra Alternativa de Arte – Ijuí
1994 - Espaço Cultural da VI Expo - Ijuí
1994 - Salão de Arte - Semana Farroupilha - Ijuí
1994 - Galeria Expo Arte - Ijuí
1995 - Casa Cultura Justino Martins - Coxilha Nativista - Cruz Alta
1995 - Semana Acadêmica de Arte – UNIJUÍ
1995 - Casa de Cultura Érico Veríssimo – Cruz Alta
1995 – Expo/FENADI - Ijuí
1995 - III Mostra Alternativa de Presépios – Ijuí
1995 - Salão de Arte de Ijuí – Semana Farroupilha -Iluí
1995 - Exposição Coletiva Shopping JB - Ijuí
1996 - Espaço Cultural Caixa E Federal - Ijuí
1996 - Salão de Honra 27º GAC - Ijuí
1996 - Espaço Cultural CEF - Ijuí
1996 - Salão de Honra 27º GAC – I EXPOART - Medalha de Ouro -Ijuí
1996 - Mostra de Arte Shopping JB – Ijuí
1996 - Espaço Cultural EXPOIJUÍ - Ijuí
1997 - Museu Diretor Pestana - Ijuí
2001 - Museu de Arte de Santa Maria “500 Anos do Brasil” 2001 - Santa Maria RS
2004 - Espaço Cultural da Prefeitura de Teodoro Sampaio - São Paulo
2007 - 20º Salão de Arte de Pinheiros - São Paulo -SP
2008 - 21° Salão de Arte de Pinheiros - Medalha de Ouro -São Paulo -SP
2009 - Manifestações IV- Museu Brasileiro de Escultura - MuBe - São Paulo - SP
2009 - I Temporade Brasil Sertão et Mer - Pont Sainte Marie - Champagne – França
2009 - 22 Salão de Arte de Pinheiros - Hors Concour - São Paulo
2010 - Concurso Scotch - Museu Brasileiro de Escultura -MuBe - São Paulo
2010 - 23° Salão de Arte de Pinheiros - Hors Concour - São Paulo
2011 - Exposição Troyart Internacional - Museu Brasileiro de Escultura - São Paulo
2011 - 24° Salão de Arte de Pinheiros - Hors Concour - São Paulo
2012 - 25° Salão de Arte de Pinheiros - Hors Concours - São Paulo
2013 -Academia Brasileira de Ciência Arte e Literatura - Espaço Cultural Lisboa - São Paulo

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS:
1993 - Casa de Cultura de Taquara
1997 - Salão VIP da SOCIEDADE GINÁSTICA - Encontro Maçônico– Ijuí RS
1997 - Lance Livre SOGI – Ijuí RS Performance executando escultura com sucata e solda - Ijuí RS
1997 - Mix Sensation – Danceteria Planet
Performance executando escultura com sucata e solda ao vivo- Ijuí RS
1997 - Salão Espaço Cultural 11º FENADI - Ijuí RS
1997 - Espaço Cultural Caixa Econômica Federal – Ijuí RS
1998 - Salão de Arte Hotel Fonte Ijuí RS
1998 - Casa de Cultura Justino Martins - Cruz Alta RS
1998 - Hotel Jardim Europa - Ijuí RS
1998 - Natal no Shopping JB – Ijuí RS
1999 - Exposição Permanente no Atelier “A Casa do Bispo” - Ijuí
1999 - Salão Rosa Cruz - Ijuí RS
2000 - Salão de Arte do Hotel Morotin – Santa Maria
2000 - Casa Zero Hora – Santa Maria /RS
2000 - Santa Maria Shopping – Santa Maria /RS
2000 - Big Shopping Santa Maria – Santa Maria /RS
2001 - Big Shopping - Santa Maria/RS
2001 - Espaço Cultural Protege - Santa Maria/RS
2002 - Master Sonda – Erechim/RS
2002 - Espaço Cultural Castelinho – Erechim/RS
2002 - Espaço Cultural Caixa Federal– Erechim/RS
2002 - Espaço Cultural Castelinho – Erechim/RS
2003 - Espaço Cultural Medianeira – Erechim/RS
2003 - Atelier Aberto - Teodoro Sampaio/SP
2004 - Exposição Banco Banespa- Teodoro Sampaio - SP
2005 - Banespa - Teodoro Sampaio/SP
2006 - Prefeitura de Teodoro Sampaio – Teodoro Sampaio/SP
2006 - Salão Secretária Cultura Taquaruçú de Teodoro Sampaio -SP
2007 - Ecofit - São Paulo
2011 - GPS/Ohata - Kohii e Cultura - Liberdade, São Paulo
2013 - Espaço Cultural Rosacruz - Imagens dos Sonhos - São Paulo

PRÊMIOS:

*1996
 - Primeiro lugar no 1° Concurso de Arte Batalha de Monte Caseros
Ministério do Exército 27 GAC -Ijuí

*1998 – Primeiro Lugar “Força Geradora”
Concurso Artístico Fundação Cultural de Ijuí

*2001 – Menção Honrosa no Concurso Artístico Duque de Caxias
Ministério do Exército de Porto Alegre /Escola Militar em Porto Alegre.

*2008
 - Medalha de Ouro
21° Salão de Arte de Pinheiros – São Paulo

*2009 - Medalha de Prata
Salão de Arte AMC Pinheiros - São Paulo

*2009 - Hors Concour
22° Salão de Arte de Pinheiros

*2010
 - Prêmio Criatividade Escultura
V Salão Galeria Mali Villas Boas - São Paulo

*2010 - Hors Concour
23°Salão de Arte de Pinheiros - São Paulo

*2011 - Hors Concour
24° Salão de Arte de Pinheiros

*2013 - Medalha de Mérito Artístico, concedida pela Academia de Ciências Artes História e Literatura - São Paulo

OBRAS EM EXPOSIÇÃO PÚBLICA PERMANENTE:
*Batalha de Monte Caseros - Salão de Honra
Ministério do Exército - Ijuí/RS

*Conde de Porto Alegre
Salão de Honra do 27° GAC - Ijuí/RS

*Ventania
Painel de ferro - Glasnost Ijuí/RS

*Mergulhando nos Mitos
Pintura mural de 3.000x400cm no Clube Aquático Tiarajú –Ijuí/RS

*Retrato do Dr. Emilio Andary
Clínica de Cirurgia Plástica Andary

* Retrato do General Max Hoertel
Comando Militar do Sul - Porto Alegre – RS

*Retrato do General Francisco Pinto
Comando Militar do Sul – Porto Alegre - RS

*Retrato do Duque de Caxias
Escola Militar do Exército de Porto Alegre - RS

*Visão espiritual da Mãe Peregrina de Schoenstatt
Santuário de Schoenstatt -RS

*Retrato do Reitor Cléo Ortigara
URI/Erechim RS

*Retrato da Reitora Mara Rosler
URI/Erechim RS

*Retrato do Professor Mantovani
Educandário Mantovani
Erechim RS

*Pachamama
Clinica de cirurgia plástica do Dr. Josué Raulle
São Paulo

*A Onça vai Beber Água
Atelier Varanda's da Denise Ikeda e marido Elias- Teodoro Sampaio SP

*Banho de Rio- mata atlântica brasileira
Restaurante L’Atelier de Cuisine Savoir Savour
Saint Parres Aux Tertres – FRANÇA

*Não Tenho Medo -Medalha de Ouro
Associação Comercial de Pinheiros São Paulo/SP

*Retrato do Presidente das Cooperativas de Champagne
Christian, sua esposa Martine e sua cachorrinha Tina Turner
Cave Marquis de Pomereuil - Riceys, FRANÇA.

*Retrato da família Ohata no Japão
Fermentech , São Paulo SP

*Com Cristo – Lar espírita Simplesmente Amigo – São Paulo

Outras atividades além das aulas de artes em meu atelier:
1994 - Abertura da galeria de Arte e Antiguidade Cia Cultural, parceria com a jornalista Iara Soares -afastamento para cuidar da filha, Camille Luar, que nasce nesta época. Foi desistir da realização do maior sonho profissional, para receber a benção e acatar os desígnios, baita bifurcação, adoráveis desafios.

1997 - Atelier conjunto com a porcelanista Ires Terra.

1997 - Coordenação do Grupo de Apoio as Artes Plásticas da Fundação Cultural de Ijuí, na época em que Regina Perondi era Presidente e Ben Hur Mafra, vice, se não me engano.

1997 - Aulas de desenho para os alunos da Fundação Cultural de Ijuí

1997 – Co-direção do espetáculo Natal Luz apresentado no Estádio São Luiz, que contou com a participação de 250 figurantes – Espetáculo criado pelo Frei Genésio, (o atelier que compartilhava com Ires Terra ficava ao lado do estádio, no segundo piso, donde alunos e artistas assistiam as grandes partidas de futebol. Uma tarde estava em meu cavalete trabalhando e o Frei Genésio acompanhado de algumas autoridades acenou de lá, não entendi, logo depois entrou no atelier trazendo aquela ponderação e amabilidade características dele, chamou-me ao trabalho, e que trabalho! De megafone correndo no meio do campo orientando gaúchos que se apresentariam em comitiva montados em seus cavalos, a versão da Natividade seria gauchesca, com cavalarianos do Centro de Tradições Laureano de Medeiros e Farroupilha, Igreja da Natividade em Ijuí/RS.

1997 - Cenário da peça teatral Quebra Nozes para Academia Movimento da Lorena Beal - Sociedade Ginástica, Ijuí/RS.

1998 –Orientadora da oficina artística de Terapia Ocupacional para pacientes da Saúde Mental do Centro Psico Social de Ijuí/RS (por indicação da minha amiga e psicoterapeuta Elaine Arrais, todos eram Picassos no grupo, trabalhos maravilhosos, aprendizado imenso).

1998 – Desenvolvimento e produção e assinatura dos perfumes de edição limitada,Gengibre e Pitanga. Pesquisas de essências orientadas por Marly Schmit da In Art Parfum. Desenvolvimento da embalagem personalizada sob a supervisão da porcelanista Ida Mengella Fengler. Tiragem de 200 frascos lançado e esgotado em 03/12/98, durante a abertura da exposição de natal no JB Shopping Center. Na abertura da exposição, o grupo de teatro Sereias e Granulados realizou performance tendo como tema poesias do livro Encontros e Desventuras, de Nair Albuquerque, que foi lançado naquela ocasião – Ijuí/RS.

1999 - Restauração do casarão histórico de propriedade dos Drs. Luiz e Marília Thomé da Cruz. O casarão construído em estilo português pela família Wikrowsky foi residência oficial do Bispo Dom Valmor Battú Wikrowsky (o imóvel serviu como Diocese durante um período). Fiz a restauração seguindo informações sobre características originais do imóvel fornecidas por familiares de Dom Valmor. Ali instalei o atelier “A Casa do Bispo” com exposição permanente, de alunos e de artistas convidados, de móveis e molduras entalhados a mão do tradicional Atelier Candotti de Catuípe, bem como aulas de música, ministradas por Daniel Lehn, e dei aulas de desenho e pintura.


2000/01 - Realização de retratos e caricaturas em vias públicas em Santa Maria/ RS. Cidade universitária, os vestibulandos encomendavam seus retratos caricaturizados nas futuras profissões. A seguir vieram os ateliers instalados nos shoppings: Santa Maria Shopping, no Calçadão, e depois no Shopping Burboun, fiz muitos retratos , grafites a exaustão e dava aulas a domicílio. Tive que parar no final da gestação do Joseph, então me mudei com a família para Erechim.

2001 - Inicio da publicação semanal de crônicas via internet.
2001 - Publicação de crônicas sociais no Jornal Diário da Manhã de Erechim/RS
2002/2004 - Mudança para Teodoro Sampaio - Pontal do Paranapanema -divisa com o Mato Grosso, cantinho do estado de São Paulo, foi grande emoção ver a bandeira do meu novo estado tremulando no Fórum em frente a minha casa. Neste período dei aulas e pesquisei em jazidas de argila, queimava os trabalhos no gigante forno da olaria do Sr. João - Teodoro Sampaio –SP

2005 - A Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio, durante a gestão do prefeito Paulo Pires, realiza um vídeo institucional sobre meu trabalho, foi produzido pela Foto Stúdio São Paulo, da querida família Freitas.

2006 - Mudança para São Paulo, capital

2009 – Criação do Blog: 
Flor Amarela http//gianepereirasoares.blogspot.com

2010 – Publiquei na coletânea Universo Paulistano - Volume ll – Editora Andross

2010 
– Passei a integrar o Grupo de voluntários em contação de história Era Uma Vez (presidido por Terezita Rubisntein) do Centro de Cultura Judaica, São Paulo. Novo Norte para a vida. Muitas bençãos e lindos momentos, novos horizontes.

2011 - Criação do blog 

2011 - Pintura Mural Amarelo na Vila Madalena, São Paulo.


2011 - Pintura do piso cenográfico da peça teatral Hair (temporada de São Paulo, Teatro Nair Belo, Shopping Frei Caneca).

2011 -
 Criação do Blog Arte Barrò, do artista Wilson Castrohttp://estiloartebarro.blogspot.com/)


2011 - Criação do blog Rosas e Sol: http://rosasesol.blogspot.com


2012 - Pintura de efeitos especiais para o cenário e adereços da peça teatral Família Addams. A Família Addams - espetáculo produzido pela Brodway, na temporada brasileira foi encenada no Teatro Abril em São Paulo, estrelado por Marisa Orth e Daniel Boaventura, a produção seguiu os rigorosos critérios da montagem americana original. 

2012 – Realização da pintura de efeitos especiais na montagem brasileira da peça teatral Priscilla Rainha do Deserto (em turnê mundial) super-produção realizada com a participação de artistas de vários países em cartaz no Shopping Burboun, em São Paulo. .

2012 -Participação na pintura de efeitos especiais da peça teatral Atreva-se, escrita e dirigida por Jô Soares (Teatro Shopping El Dourado).

2012 - Participação da pintura especial e restaurações para a peça teatral New York, New York (Teatro Sergio Cardoso).

2012 - Participação no Comitê Técnico Urbano de Pinheiros, coordenado a princípio pelo Dr. Fabricio Cobra Arbex e depois pelo empresário Edson Ishida. Iniciativa da Associação Comercial de Pinheiros, o Conselho mapeia vocações e dificuldades da região de Pinheiros para elaboração de um documento que integrará o novo Plano Diretor de São Paulo a ser promulgado pela próxima administração municipal.

2012 - Aulas de pintura em tela e mural no Centro de Desenvolvimento para Promoção do Envelhecimento Saudável - CEDEPS - Vila Madalena.
O projeto de aulas tem o apoio da Subprefeitura de Pinheiros, gestão do subprefeito Sergio Alves, e foi patrocinado pelo Colégio Santa Cruz.

2012 - Criação dos adereços, atuação e co-produção com a artista plástica Lenora Telles Píres para a peça teatral Filhos do Sol da Loja Rosacruz São Paulo.
Direção de Tony e Luiz Sellani. Documento fotográfico: Zizi e Zabaleta

2013 - Criação e realização do Prêmio Stampa - Troféu escultura colecionável comemorativo aos dez anos de circulação da conceituada revista gaúcha de Ijuí- RS.


2013 - Sequência das aulas de pintura em tela e mural no Centro de Desenvolvimento para Promoção do Envelhecimento Saudável - CEDEPS.
O projeto de aulas tem o apoio da Subprefeitura de Pinheiros e foi patrocinado pelo Colégio Santa Cruz. São Paulo

2013 - Criação do blog Massa Crítica; http://www.criticamassa.blogspot.com.br

2013 - Criação do blog Campo Amarelo: http://www.campoamarelo.blogspot.com.br

2013 -Criação do blog Colzas de Meninas: http://www.colzasdemeninas.blogspot.com.br

"A artista plástica Giane Pereira Soares, nasceu em maio de 1966, em Ijuí, região das missões no Rio Grande do Sul.
Obreira, operária, ela literalmente põe a mão na massa, loura ou ruiva, dependendo dos seus humores, aparentemente frágil, mas com muita força e determinação.
Tanto pode pintar um mural de dimensões assustadoras, retratos ou arabescos em filetes delicados, esculturas em pedra, modelagem ou solda e ferro.
Durante a sua trajetória tem sofrido críticas por não se prender a uma técnica ou estilo, mas para ela o que interessa é a criação e produção. Medo de matéria que escolhe para dar forma, não faz parte do seu vocabulário.
Desde 2001, escreve crônicas que publicou em jornal e agora pela via internet, nas quais relata o cotidiano de seu metier, que tem desenvolvido em Ijuí, Santa Maria, Erechim, no RS, e desde 2002, no estado de São Paulo, primeiro em Teodoro Sampaio, e desde 2006, na capital, São Paulo."

Juçara Christmann - jornalista Porto Alegre

Foto: Força Geradora, pintei-o em mural no Shopping em Santa Maria no ano 2000.

24 julho 2013

Livro de Marilda Almeida da Silva - Medicina em Ijuí - Fragmentos de uma história e seus personagens,

Carolina  expondo a capa do livro da mãe, a crítica de arte e historiadora, Marilda Almeida da Silva
O livro da historiadora Marilda Almeida da Silva foi lançado em 2012 em Ijuí. A publicação é fruto de quatro anos de trabalho em que a autora empenhou-se em uma ampla pesquisa. 
Suas fontes foram especialmente os documentos preservados do Museu Antropológico Diretor Pestana, e entrevistas com familiares dos médicos citados. 
A publicação foi patrocinada por três instituições - Sociedade de Estudos, Pesquisa e Assistência Médica (SEPAM), Associação Médica do Noroeste(AMEN) e Hospital de Caridade de Ijuí.
"O conteúdo da publicação, dividida em cinco capítulos, contempla desde os primórdios da medicina ocidental, passando pela história dessa no Brasil e no Rio Grande do Sul, até a consolidação do seu exercício em Ijuí, ou seja, desde a fundação da colônia, em 1890, até a década de 1960. O professor da UFRGS, José Augusto Avancini, na orelha do livro, considera o livro de Marilda como um dos pioneiros na pesquisa sobre a história da medicina no Brasil, e especialmente no Rio Grande do Sul.
Marilda nasceu em São Paulo e foi criada em Ouro Fino, interior de Minas Gerais. Passou a residir em Ijuí e, 1970, rapidamente interessando-se pela cultura e particularidades da região. É graduada em História e em Artes Visuais pela UNIJUÍ, com mestrado em Artes Visuais pela UFRGS. Também é autora, junto com Celso Ackert, dos Cadernos do Centenário, sobre a história de Ijuí, publicada pelo Jornal da Manhã, em 1990. Na entrevista que segue, Marilda explica a proposta do livro e relata curiosidades sobre o exercício da medicina no passado.

Como surgiu a ideia do livro?
Eu já tinha experiência anterior com pesquisa e publicação histórica. Sou graduada em História e em Artes Visuais, e fiz mestrado em teoria Histórica e Crítica de arte. Essa formação me dá conhecimento mais estruturado para enxergar as coisas. E o Dr. Pydd, que gosta muito da preservação de memórias, acabou me instigando a escrever.
ele sabe do acervo do Museu e me questionou sobre a existência de fotos, documentos de médicos, e sugeriu que eu escrevesse sobre isso. Eu esquematizei um projeto, que foi discutido pelos médicos, e as entidades (Sepan, Amen e HCI) que acabaram financiando a pesquisa.

Quais foram os maiores desafios a superar para a elaboração do livro?
Primeiro, eu não tinha nenhuma afinidade com medicina. Comecei lendo um punhado de coisas para me situar um pouco. No início pesquisei bibliografia, no Museu de História da Medicina em Porto Alegre. Tem lá um pessoal bastante capacitado, gente jovem, estudando ou fazendo mestrado, e eles me forneceram os primeiros dados. Depois fui ao Centro Cultural da Santa Casa, a diretora é uma pessoa supercompetente, historiadora. Como eu tenho conhecimento das pessoas relacionadas à pesquisa e à história, a gente vai abrindo caminho. Outra dificuldade da pesquisa é que tem dias em que você está afiada, consegue perceber coisas, assim como tem dias que tranca, não se consegue fazer um parágrafo. Até o final da minha pesquisa ainda surgiam coisas. O livro já estava no escritório que fez o projeto gráfico, e eu descobri uma fotografia no Museu que eu não conhecia, do lançamento da pedra fundamental do Hospital de Caridade. Mandei para eles, eles ajustaram e conseguiram incluir. então, o caminho de tecer uma história é constantemente iluminado por novas descobertas e sensações. Como diz o profesor Avancini na orelha do livro, "a obra oferece uma interessante leitura entre uma quase ficção -afinal, a história também é uma forma de ficção". Ou seja, você tem os documentos que lhe dão certeza de alguma coisa, mas ligar, fazer a conexão entre os documentos, é complicado. Como eu já conheço bastante coisa da história de Ijuí, a gente faz suposições, vai construindo uma certa ficção, mas baseado em documentos, em fatos, em relatos de pessoas, em jornais.

Além da pesquisa bibliográfica e em Museus, houve o contato com alguma fonte viva? 
Sim. Uma foi a Ilce Kuhlmann, filha do Dr. Kuhlmann. Ela está com 95 anos, lúcida, culta, mulher ativa, foi empresária e eu estive muitas vezes com ela. Eu também consegui, mas já faleceu nesse meio tempo, falar com o filho do Dr. Hans Soldan. ele veio para ijuí no mesmo ano que o Dr. Kulmann. ele foi o primeiro médico do Hospital Alemão. todo mundo pensa que o hospital era do Dr. Kuhlmann, mas o Dr. Hans é que foi o primeiro médico. o Dr. Soldan teve dois filhos que nasceram aqui, e um deles era médico também. Foi professor da Dra. Miréia, e eu consegui falar com ele também. estava lúcido, foi maravilhoso, mas nesse meio tempo ele faleceu.

A pesquisa está delimitada no período de 1890 a 1965. qual a razão?
A delimitação temporal é um problema. Depois de um bom tempo de pesquisa, vi que não podia englobar tudo, senão ia levar uma década. então acabei decidindo estipular o começo em 1890, a partir da fundação da colônia de Ijuí, e no fina de 1965.
E marco uma data, que é quando o Dr. Gilberto Gomes começa a clinicar.
Ele foi o primeiro médico no Rio Grande do Sul a ter residência em pediatria, dentro da modalidade atual, que é de fazer essas especialidades. antes, os médicos faziam uma medicina geral, eram clínicos gerais, a aos poucos iam estudando. Achei que esse seria um marco. Inclusive tem pessoas que vieram depois dele e já faleceram, tem outras pessoas que estão vivas, mas que infelizmente, não entram nessa apresentação. Essa delimitação é necessária. conceitualmente tem a ver. Por isso, o título da obra foi um problema. Uso fragmentos no título, porque eu entendo que não posso contar toda história, ninguém pode. Então, eu conto partes, não vou ter a pretensão de contar tudo.

Que aspectos da medicina praticada nos primórdios do município, a senhora destaca?
Primeira coisa que a gente lembra é que, com a fundação de Ijuí, as pessoas chegavam de outros países e se deparavam com um mato, sem saber falar a língua. Não conheciam as ervas, estavam descontextualizadas de tudo: do meio ambiente, da língua, do clima, e por isso morriam de disenteria, de loucura, ou seja, de depressão, de acidentes, como picada de cobra, árvore caída. Isso em termos de saúde, tanto física quanto mental, foi um desafio enorme. Nesse cenário, apareciam pessoas com suas caixinhas de ervas, de chazinho seco, de alguma coisa. E sempre tinha uma benzedeira. Um processo completamente rudimentar. 
Hoje quando se fala em terra das etnias diversificadas, muitas pessoas nem imaginam o quanto de sofrimento teve, não sabem o que tem por trás disso.

Você citou os curandeiros e as parteiras, e seu livro também cita os farmacêuticos. qual era a importância da figura do farmacêutico na época?
Eles eram respeitados como hoje são os médicos. Em 1910, apareceu o primeiro farmacêutico, no livro eu cito o nome, achei uma prescrição médica dele. Era o farmacêutico que atendia quem estava doente. Médico era coisa rara, não só aqui em Ijuí, mas em todo estado. Consulta com um médico era um luxo. Por isso que os farmacêuticos eram respeitados como são hoje os médicos. Eles manipulavam, prescreviam. alguns eram formados, outros não.

A partir de que momento a figura do médico passa a ser mais presente?
A partir de 1911 eu encontrei nomes de médicos que já estavam aqui. O jornal comentava coisas pequenas, contava os atos magnânimos que eles faziam. um fato que marcou foi a cesariana, que era uma novidade aqui. Eles abriam a mulher pelas costas. Tudo era rudimentar. Mas a gente tem que pensar que tudo acontecia na medida do seu tempo, na medida dos recursos que o ambiente oferecia, e na própria medida do desenvolvimento da medicina. Não pode um médico de hoje achar engraçado, porque na história é tudo dentro do seu tempo.

Qual foi o período mais significativo da trajetória da medicina no período pesquisado?
Em 1914, foi construído o Hospital Alemão, pela Sociedade Evangélica, que já era um alento para as pessoas. A estrutura dele ainda está aqui, onde hoje está instalada a Secretaria da Mulher. Mas naquela época, ir ao hospital significava que a pessoa estava mal mesmo. De maneira geral, se cuidava da saúde em casa, ou com uma comadre, com benzedeira, com chá, uma simpatia, um cataplasma. Uma coisa que usavam muito era a sangria. isso e´coisa que se faz desde os gregos, sangria e sanguessuga, um bichinho que suga o sangue. 
Eles achavam que tirando o sangue eliminavam as toxinas do corpo. Até no começo do século XX, as pessoas tinham essa maneira de enxergar a medicina, e só iam no hospital se estavam mal mesmo, porque o hospital era lugar para morrer. Outro fato significativo foi em 1926, quando o Dr. Kuhlmann comprou um aparelho de Raio X, uma novidade aqui e em todo o Brasil. Enxergar o esqueleto, a parte interna, era uma maravilha. E conforme relatos que ouvi, na época não se fazia Raio X para ver quebraduras e outras coisas como é hoje, mas para saber onde a bala tinha se alojado. 
Aqui era lei do faroeste, todo mundo andava com seu revólver e disputavam a coisa a bala.

Sobre os personagens citados, o que definiu a presença deles no livro?
Na publicação eu cito todos os nomes que eu encontrei. Há um hiato em 1914, 1915 e 1916, quando o jornal Die Serra Post, interrompeu sua circulação. Quando o jornal retornou, se pesquisa pelas propagandas, pelas notícias. Tudo o que consegui, eu registrei, alguns com bastante informação e outros apenas com nome, quando chegou aqui, de onde era, mas que foi embora, ficou pouco tempo.

Qual a abrangência das informações sobre os personagens?
Dentro do possível eu tento tratar a biografia, mas para não ficar enfadonho, eu contextualizo a época, o que acontecia, o envolvimento da pessoa, se teve envolvimento político, ou o que estava acontecendo no Estado ou no País. eu contextualizo com histórias. é um viés diferenciado de contar a história de Ijuí, por meio das ações de saúde, dos médicos.

Sabe-se que muitos médicos pioneiros tiveram uma atuação além da medicina. que exemplos a senhora poderia citar?
Um exemplo é o Dr. Ulrich Kulmann, que veio em 1913. Tem uma fotografia dele vindo num navio. era uma pessoa com formação, o pai era pastor, pessoas esclarecidíssimas, cultas e com uma boa formação de posicionamento social, de ajudar. A esposa dele era muito culta também. Ele chegou aqui e trouxe segurança para as pessoas, interferiu na Igreja Católica, na escola alemã. ele foi quem deu início às campanhas de vacinação, de esclarecimento. O Kuhlmann chegou a ser intendente do município. Por um desvio político ele foi substituto em uma gestão, mas ele era uma pessoa com grande participação na comunidade como um todo.

Como era a relação do médico com a comunidade do passado?
Era quela relação de médico à beira do leito, como se diz. O médico era aquele que atendia, que passava a noite junto. Hoje a relação é muito mais distante, mais fria, mais impessoal. O médico, de maneira geral, entra muito na intimidade da pessoa, mas antigamente eles entravam totalmente na intimidade do lar. É algo que dá aconchego para o doente e para a família, e isso a gente perdeu. Mas ganhamos em outras coisas, lógico."

Entrevista concedida por Marilda para a Revista Stampa(na íntegra)
Edição de junho de 2012.
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