04 novembro 2012

Erechim, Bota-Amarela

Ruas de Erechim na neve de 1965 - Foto do acervo de Luciano Piettá
Erechim - Campo Pequeno - segundo a língua caigangue, é uma cidade de porte médio do interior do Rio Grande do Sul. 
Fica sobre a Cordilheira da Serra Geral, e  foi uma das primeiras cidades brasileiras a ser construída segundo planejamento. Para o traçado de suas ruas, os planejadores se inspiraram no traçado das ruas de Paris e de Washington. O centro de Erechim é ornado com uma pérola inestimável, um bosque com 24 km de floresta natural intermeadas por centenárias araucárias, o Parque Longuines Malinówski, ou, como os erechinenses mais antigos gostam de dizer: o Mato da Comissão, por ter sido ali instalada a Comissão que distribuía terras aos imigrantes recém-chegados (mais uma carroça e ferramentas, bem como víveres para a manutenção das famílias no primeiro ano).
A região onde está Erechim, segundo estudos, guarda vestígios da ocupação humana de mais de 10.000 anos, mas no final do Séc XVIII e início do século passado recebeu poloneses, alemães, judeus e italianos. 
Erechim também já foi oficialmente chamada de Paiol Grande, e emancipou-se em 1918. 
Seus moradores apresentam-na como a "Capital da Amizade", mas sorriem ternamente lembrando dos nônos, se alguém mencionar que até os anos sessenta, eram chamados pelos munícipes vizinhos de os "botas-amarelas".
Apelido que adveio do calçado uniforme, usado pelos  agricultores da região que acorriam a Erechim como o centro comercial forte e próspero, porém carente de acessos pavimentados. 
Erechim em 1935, o Castelinho, p´redio construído unicamente com madeira, obra prima da marcenaria, foi preservado. Hoje é conservado e ocupado pela Secretaria de Cultura, onde tive a honra de expor em duas temporadas.

Nenhum comentário: