18 novembro 2009

Thibault


O Thibault da foto é maitre competente em um prestigiado atelier de cozinha da região de Champanhe, o Savoir Saveur. O seu nome é comum na França, homenagem aos dois grandes vultos históricos pertencentes a Ordem dos Cavaleiros Templários, que viveram entre 1100 e 1200, Thibault de Payns III - Senhor do Castelo de Martigny, e Thibault de Payns IV, filho do Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, Hugo de Payns, o Thibault IV foi abade da Abadia de Saint Colombe. Segundo levantamentos realizados por estudiosos, ha registros que indicam que os Cavaleiros seriam descendentes do profeta Maomé -explicou-me Madame Chantal Choin, que também permitiu que eu fotografasse as réplicas do selos dos Cavaleiros Templários de sua propriedade. O Thibault atual aparece na foto junto a um ramalhete de muget, que é uma pequenina flor branca de delicadeza extrema e muito perfumada. Durante o inverno fica soterrada por camadas de folhas das árvores, mas na primavera suas folhas brotam fortes a anunciar as flores, que estão plenas no dia 1 de maio, quando é costume apanhar mugets e oferecer a quem desejamos felicidade.
Este ano eu estava na França naquele dia, e ao chegar ao restaurtante Thibault me ofereceu um raminho que juntei aos outros que ganhei durante o dia. Trouxe-os comigo para o Brasil, votos de felicidade tão delicados que guardarei para sempre e com muito carinho entre as folhas do dicionário gigante=Muget...
Para ver Yann Tiersen -Le banquet, clique no título da postagem

Nenhum comentário: